Segmentação em eCommerce: 10 Dicas para melhorar a sua loja

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Segmentação em eCommerce

Através da segmentação em eCommerce está a otimizar a sua comunicação e a aumentar a probabilidade de vendas.

Ao descobrir, definir e trabalhar os segmentos, torna as suas estratégias mais eficientes.

Segmentação é o agrupamento de consumidores de acordo com características identificáveis.

Os Grandes benefícios da Segmentação

Podemos afirmar que existem 5 pontos chave no que toca aos benefícios dos vários tipos de segmentação, entre eles a segmentação de públicos.

1- O melhoramento da correspondência entre as necessidades do cliente com a sua oferta de produto ou serviço. Através da criação de iniciativas de marketing feitas à medida.

2- Melhorar a qualidade dos serviços ou produtos. Através da segmentação de mercado pode compreender o que está a funcionar mas, mais importante, fica a conhecer o que não está a resultar e pode fazer as alterações necessárias para melhorar.

3- Permite a retenção de mais clientes através da oferta de produtos ou serviços que mais os atraem.

4- Ajuda o seu negócio a crescer através de upselling (criação de produtos/serviços premium, em que o consumidor paga mais) a clientes que se mostram interessados num serviço melhor.

5- Aumenta os lucros do negócio ao identificar consumidores que têm propensão para gastar mais.

10 formas de segmentação em eCommerce

As 10 formas de segmentação em eCommerce que são apresentadas abaixo podem fazer muita diferença no desempenho da sua comunicação com os seus clientes.

Sem mais demoras, aqui segue a lista

1- Tipo de visitante
2- Informação sobre o cliente
3- Tempo de duração das visitas ou duração de Engagement
4- Conteúdos (produtos) vistos
5- Landing Pages
6- Localização
7- Gostos e outras interações
8- Tipo de conta
9- Plataforma ou dispositivo
10- Valor médio de compra

Tipo de visitante

Tendo como exemplo, os novos visitantes e os visitantes recorrentes. 

Estes podem ser identificados pela ferramenta analítica. 

Pode segmentar e posteriormente, personalizar as visitas, oferecendo descontos aos novos visitantes ou criando vales de oferta por compras recorrentes.

Informação sobre o cliente

Os segmentos de consumidor podem ser baseados em perfis ou em comportamentos.

Segmentos baseados em comportamentos são construídos, por exemplo, através do que os utilizadores pesquisam na presente visita ou pesquisaram em visitas passadas.

Segmentos baseados em perfis são elaborados com base no que os utilizadores são para o seu negócio.

Isto é, se são VIP, visitantes pouco frequentes, novos visitantes…

Esta segmentação ajuda ao cross-selling, ao upselling e incentiva a compra recorrente.

Tempo de duração das visitas ou duração de Engagement

Dados que nos mostram a duração das visitas ou as páginas vistas podem ser retirados, por exemplo, do Google Analytics.

Em dadas circunstâncias, será uma boa prática tentar personalizar as visitas de utilizadores que se envolvam no site.

O comportamento dos utilizadores pode variar dependendo da altura do dia, mês ou ano. Posto isto, visitas feitas em diferente alturas poderão ser específicas e altamente personalizadas.

Conteúdos (produtos) vistos

Esta é a técnica mais comum na segmentação em eCommerce. 

É baseada nas categorias de produtos ou em visualizações únicas de produtos. Onde produtos semelhantes são mostrados.

Landing Pages

Este é um formato ligeiramente diferente da segmentação por conteúdo. Basseia-se na primeira página em que o visitante aterrou. Mostrando assim a sua intenção inicial.

Ou seja, se aterrou numaa página sobre carros desportivos, é porque o seu principal interesse será esse.

Localização

Características geográficas como região, país ou cidade podem ter enormes diferenças nos seus consumidores.

Gostos e outras interações

Baseando-se em compras prévias, segmente os seus clientes segundo os seus gostos e, por exemplo, o que eles marcaram como favorito.

Isto pode ser feito nas marcas, categorias ou outros níveis de produto.

Tipo de conta

Este ponto é mais importante para empresas que trabalhem B2B (business to business).

Isto significa, segmentar clientes a partir dos nível de preço ou da gama de serviços que está disponível para eles.

Plataforma ou dispositivo

As ferramentas analíticas tem capacidade de saber a partir de que dispositivo, browser e com que resolução o visitante está a aceder à página.

Não só pode personalizar campanhas para dispositivos móveis e comparar os resultados com uma campanha para desktop, pode ainda saber através de AI (inteligências artificiais) se os visitantes que utilizam IOS estão mais predispostos a gastar mais dinheiro. 

Valor médio de compra

Se o valor do carrinho exceder certo valor, pode fazer cross-selling de outros produtos de valor sememlhante que podem interessar ao cliente.

Colocar em prática

A segmentação em eCommerce é uma excelente técnica para melhorar as suas estratégias de comunicação e de vendas.

Ajuste as formas apresentadas acima à sua organização e descubra a melhor forma para otimizar a sua plataforma de eCommerce.

Não deixe escapar mais oportunidades de negócio!