Como utilizar Hashtags no Instagram em 2019

Marketing Digital

Hashtags no Instagram

Sabia que ao utilizar Hashtags no Instagram, pode estar a aumentar o engagement em 12,6%?

As Hashtags são valiosas. Podem ajudar um post a atingir o seu público-alvo, atrair seguidores no seu nicho, aumentar o engagement e desenvolver uma imagem de marca mais reconhecível.

O uso das Hashtags pode dinamizar muito o seu negócio mas, sem um plano previamente definido ou através do uso excessivo o efeito pode ser o prejuducial.

Elaborámos este artigo para o ajudar a compreender como deve utilizar Hashtags no Instagram. 

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Porque é importante usar Hashtags no Instagram?

As Hashtags são basicamente um processo de triagem do Instagram.

Com cerca de 95 milhões de fotos postadas diariamente, é difícil para a rede social apresentar o conteúdo certo à pessoa certa.

As Hashtags ajudam a descoberta do seu post.

Pense nas Hashtags como um funil.

A #eCommerce é muito ampla, ou seja, capta tudo.

As #eCommercePortugal ou #eCommerceTips são mais específicas e focadas numa só área do eCommerce.

Basicamente, as Hashtags são uma excelente forma de categorizar os posts.

Ajudam a chegar até ao público-alvo e, acima de tudo, ajudam o público-alvo a encontrá-lo!

Estes utilizadores têm maior probabilidade de interagir com a página pois estão à sua procura.

Como tirar partido das Hashtags no Instagram para o seu Negócio

Vamos apresentar um conjunto de 7 pontos que vão ajudar a compreender como pode capitalizar o uso das Hashtags no seu Instagram.

1.  Manter as Hashtags organizadas

Para criar um sistema de Hashtags eficiente, pode usar um Excel ou uma ferramenta analítica para o Instagram.

Ao escolher a folha de Excel, terá de colocar manualmente os dados e monitorar quais as suas Hashtags, quantas vezes as usou e quais estão relacionadas com os melhores posts.

Com o passar do tempo vai observar relações óbvias entre certas Hashtags e a popularidade de determinados posts. Assim, sabe quais as melhores Hashtags para o Instagram da sua organização.

Caso tenha uma equipa focada nas redes sociais, a aposta numa ferramenta será a melhor. Estas ferramentas de análise marcam o top de Hashtags e dão relatórios sobre reach entre outros indicadores.

2. Descobrir o seu número mágico

Grande parte das grandes marcas, 91% para ser exato, utilizam 7 ou menos Hashtags.

Isto pode não ser o seu caso! Esta é uma referência de grandes marcas. 

Tem de encontrar o número de Hashtags através de testes. Analisar quais funcionam melhor através de testes e tentativa erro.

3. Restringir as Hashtags

Escolher Hashtags mais específicas, com menor número de volume de pesquisas é melhor para a sua estratégia. 

Existem dois fatores que validam esta afirmação. Primeiro, estar a competir num local mais pequeno e específico.

Tal como já foi referido acima, termos mais amplos reúnem muitos posts que nem sempre estão diretamente relacionados com a Hashtag. Focar os esforços em termos mais específicos é aconselhável.

A #marketing tem posts sobre restaurantes, frases inspiracionais entre outras coisas.

Esta aleatoriedade leva ao segundo fator, um utilizador quando pesquisa por algo que quer realmente encontrar é bastante específico. E quando um negócio aparece nessa pesquisa específica, a probabilidade de ele clicar aumenta exponencialmente

Dando outro exemplo, #dogs é muito popular mas demasiado ampla. Se pesquisar #dalmatas ou #pitbullpuppies está mais suscetível a interagir pois é exatamente aquilo que procurou.

4. Pesquisar acerca das Hashtags mais usadas

Uma excelente forma de gerar ideias para novas Hashtags é através da análise das Hashtags que os seus seguidores ou concorrentes estão a usar.

Pesquisar quais as Hashtags usadas por influenciadores da sua área também é uma excelente prática.

5. Testar Hashtags relacionados

Ao escrever uma Hashtag na barra de pesquisa do Instagram, são apresentadas Hashtags relacionadas. Esta é mais uma forma de gerar ideias para novas Hashtags que poderão fazer a diferença.

6. Seguir o seu próprio Hashtag

Seguir a sua própria Hashtag é uma excelente forma de saber e monitorar o que falam sobre a sua organização ou marca.

Pode ainda entrar em contacto direto com os seus seguidores, desenvolvendo assim a relação com a sua audiência.

7. Criar uma campanha de marca com um Hashtag

Este é um pontos mais difíceis de atingir, mas se conseguir, o sucesso é garantido.

Algumas organizações conseguiram atrair novos seguidores e gerar buzz através de Campaign Hashtags. 

Campaign Hashtags são Hashtags criados para dado evento ou produto. Têm de ser divertidos, inteligente e catchy.

Um exemplo é o da Coca-Cola que utilizou a #ShareaCoke para publicitar a sua campanha de produtos com nomes de pessoas. As pessoas identificaram familiares e amigos nas fotos das latas ou garrafas que continham os seus nomes.

Outro exemplo é a #MyCalvins,  da marca Calvin Klein, que através da Hashtag tornou os seus consumidores nos modelos dos seus produtos.

Teste já as suas Hashtags

As Hashtags são uma excelente forma de dinamizar os seus posts de Instagram, de atingir mais utilizadores e de atrair mais seguidores.

Não perca mais tempo! Teste Hashtags novas e analise os resultados das que já utiliza.