Como criar a linha de assunto perfeita [Dicas para Emails]

Email Marketing, Marketing Digital

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Faça com que os seus emails sejam bem vindos às caixas de entrada

Dicas para melhorar emails? Quem diz “não quero”?

Neste artigo vamos ajudá-lo tornar as suas linhas de assunto mais eficientes.

Dinamize a sua comunicação e tornar os seus emails mais fortes.

Pense no seguinte:

Chega ao trabalho ou está em casa e dá uma vista de olhos pela caixa de entrada do seu email.

Faz o scroll habitual mas há uma linha de assunto que lhe chama a atenção. Não resiste e clica para saber mais!

Isto é uma situação que já lhe aconteceu e, através deste artigo, vai ficar a saber como deve escrever as suas linhas de assunto para obter o efeito acima exemplificado.

Dados do Hubspot dizem nos que 47% dos marketeers testam diferentes linhas de assunto para otimizar a performance das suas campanhas de email.

Podem aparentar ser uma parte menos importante da mensagem mas, na realidade, são a primeira impressão que dá a quem recebe o email.

São a forma de se destacar nas caixas de entrada repletas de emails. Não se esqueça de aplicar estas dicas para tornar os seus emails um sucesso!

5 Dicas Gerais para Emails

Seguem-se 5 dicas para que os seus emails tenham uma linha de assunto fantástica!

1. Criar sensação de Urgência

“Adira Já!” ou “Não perca tempo” são dois do clássicos das caixas de entrada. Nós não encorajamos que use este “clássicos” mas não podemos negar que conseguem fazer com que muita gente clique ou aja. Comunicar esta urgência, de uma forma criativa e estratégica pode funcionar!

Tal como a história do Pedro e o Lobo, não esteja constantemente a criar esta urgência! Utilize somente quando a situação pede ação imediata!

2. Curiosidade

Por vezes, as linhas de assunto funcionam por serem diretas, por exemplo “Clique e vai ver que esta mensagem trará benefícios”. Mas noutras ocasiões, o mistério é a melhor opção.

Se conseguirmos captar a curiosidade e interesse só na linha de assunto, é garantido que o email vai ser aberto.

Para descobrirem o seguimento da linha de assunto vão ter de abrir o email!

Não esquecer que apesar de enigmática, a mensagem tem de estar de acordo com a sua linha de comunicação e imagem!

3. Ofertas

Outro dos clássicos das caixas de entrada de email são as ofertas!

Se começar a linha de assunto com uma oferta, seja ela um desconto ou uma oferta, a taxa de abertura será alta.

Estamos muito mais predispostos a abrir um email com ofertas do que um simples email com publicidade. É impossível resistir a um email que diga “Grátis”!

4. Personalização

Não existem dois subscritores de email iguais, a não ser alguém crie duas contas de email para tere mais um mês de Netflix grátis.

Por esta razão, nem todos os emails que enviamos devem ser idênticos. Nesta fase, os marketeers têm imensa informação acerca dos seus subscritores portanto o contacto pode ser feito de uma forma muito minuciosa e individual.

5. Relevância e Periodicidade

Quando subscreve uma newsletter ou lista de emails é porque quer manter-se informado. Ou então, saber mais sobre dado tópico ou tema. Da mesma forma que queremos captar a curiosidade dos contactos, utilizar temas que estão na moda ou são relevantes no assunto do email é uma boa estratégia.

Ajudam a estabelecer a marca ou organização como uma autoridade dentro da indústria.

Como escrever linhas de assunto chamativas

1. Manter o texto curto e conciso

Ao criar a linha de assunto tem de ter em conta o tamanho, se for demasiado longa pode ser cortada, especialmente nos dispositivos móveis.

Com dados que revelam que 77% das aberturas de email são feitas em telemóveis, recomendamos que mantenha a linha de assunto abaixo dos 50 carateres, para ter a certeza que as pessoas lêem a linha de assunto na totalidade.

Caso esteja com dificuldade a diminuir o número de carateres pense nas palavras menos importantes. Retire essas palavras. 

Por exemplo, se estiver a enviar a confirmação de uma encomenda, esqueça o “Encomenda nº76546534aabvd encaminhada” e opte por “A encomenda está a caminho”

2. Utilize um nome de envio familiar

Nos dias que correm, as pessoas estão demasiado ocupadas. Não querem perder tempo a falar com alguém que não conheçam ou com quem não tenham uma conversa rápida ou amigável.

Ao definir o nome de envio, tente escolher algo humano e o mais convidativo possível.

Por exemplo, receber um email André@nomedaorganizção é mais acolhedor do que receber vindo de geral@nomedaorganização.

Caso já tenha estado em contacto com a pessoa a quem envia o email, utilize o seu nome próprio, mesmo que o email seja em nome da empresa.

A melhor impressão que pode fazer é mostrar que o cliente está a falar consigo, o indivíduo, e não com toda a empresa.

3. Evitar emails “NoReply”

Não utilize emails “noreply@nomedaorganização”. Nós repetimos: NÃO UTILIZAR EMAILS “noreply@nomedaorganização”

Pois torna a comunicação menos pessoal e pode fazer com que as pessoas não adicionem o seu email à lista de contactos!

4. Segmente as suas listas

Enviar emails para grandes quantidades de contactos facilita muito o trabalho e poupa-se tempo, mas nem todos os membros das listas de emails querem receber a mesma informação. Essa informação pode até ser irrelevante para alguns contactos.

Não vai enviar um email sobre as melhores rodas para bicicletas para clientes que só se interessam por trotinetes.

Personalize os emails consoante os interesses dos seus clientes. Utilize  a segmentação para enviar os conteúdos mais relevantes a cada tipo de cliente.

5. Não crie falsas expectativas

A linha de assunto explica a quem recebeu o email o que irá encontrar ao abrir a mensagem.

Se informa que vai falar sobre as melhores bananas da Madeira no assunto, no interior não pode estar algo que não esteja relacionado com as melhores bananas da Madeira.

Caso engane os seus leitores, a sua credibilidade diminui e possivelmente irá perder um dos contactos da lista de emails.

6. Use uma linguagem concisa

Mantenha em mente que as pessoas fazem scroll das suas caixas de entrada muito rapidamente. Por isso, quanto mais concisa e evidente for a mensagem melhor.

Ao escolher uma linha de assunto concisa pense na forma como o email vai benefeciar o recipiente. Quer deixar o benefício bem à vista. Por exemplo, “Aumente em 25% as suas conversões com este truque” é melhor do que “Aumente as suas conversões”.

Isto NÃO SE APLICA caso esteja a utilizar a curiosidade como forma de captar a atenção.

7. Utilize verbos que suscitam a ação

As linhas de assunto funcionam mais ou menos como os Call to Action. Isto é, vai querer utilizar uma linguagem que faça com que as pessoas cliquem.

Linhas de assunto que começam com verbos de ação tendem a ser mais aliciantes para quem as lê.

Este “pequeno” detalhe pode aumentar drasticamente as taxas de abertura.

Linhas de assunto reacionárias criam entusiasmo e urgência no leitor.

Ou seja, se estiver a publicitar um jantar com música ao vivo a melhor opção seria “Jante ao som de Clássicos” ao invés de “Refeição com música ao vivo”.

8. Utilize Números

Muitas empresas enviam emails com linhas de assunto vagas. Através da utilização de dados e estatísticas pode aumentar a probabilidade de repararem no seu email.

Explique de uma forma clara e direta a sua oferta e crie as expectativas corretas!

Os números podem dar uma ideia da dimensão do texto que o leitor vai abrir ou o desconto oferecido.

9. Não exagere no CAPS LOCK e nos pontos de !!!!!!!!! e ???

Uma linha de assunto que diga “60% DE DESCONTO! NÃO PERCA TEMPO!!!!” não fará com que abram o seu email. Mais rapidamente o enviam para o lixo.

As pessoas não gostam deste exagero de Caps Lock e pontos de exclamação. Cria a sensação que alguém está a gritar com o leitor.

Segundo um estudo do Radicati Group, 85% dos inquiridos prefere linhas de assunto em lower case.

Em vez de chamativa, esta tática cria a sensação de ser spam. Por isso, opte por personalizar os emails ou utilizar uma linguagem captivante.

10. Faça com que as pessoas se sintam especiais

A psicologia da exclusividade é uma arma poderosíssima. Quando as pessoas se sentem parte integrante de algo, cria-se uma sensação de pertença que as torna mais leais. Assim sendo, as taxas de abertura vão aumentar.

  • Para o nosso querido cliente
  • Uma oferta exclusiva para si
  • Está convidado!
  • Convite privado

Estes são alguns exemplos que pode aproveitar!

Não perca mais tempo! Utilize estas dicas para melhorar os seus emails!

Entre em contacto connosco e comece já a ser um sucesso nas caixas de email.

Nós, na Teclativa, utilizamos estas dicas para emails de forma a fortalecer a performance dos nossos clientes!

Capte a atenção dos seus subscritores, contactos ou leads na caixa de entrada!