Google Analytics : Como descobrir keywords (not provided)

Marketing Digital

Na Teclativa, pesquisamos constantemente formas de tornar o nosso trabalho mais eficiente. De uma dessas pesquisas surgiram as seguintes dicas para Google Analytics que lhe vamos apresentar.

É stressante quando estamos a analisar dados relativos a queries de pesquisa e nos aparece simplesmente (not provided).

Mas existem duas formas de se descobrir quais são as Keywords às quais o Google dá o nome (not provided)

1. Utilizando o GA (Google Analytics) e o GSC (Google Search Console) de forma separada.

2. Integrando o GA e GSC.

Passamos a explicar cada um, passo a passo.

GA (Google Analytics) e o GSC (Google Search Console) separados

1. Ir até ao Google Analytics » Acquisition (Aquisição) » All Traffic (Todo Tráfego) » Channels (Canais) » Organic Search (Pesquisa Orgânica). No topo da tabela encontrará as Keywords (not provided).

Google Analytics Passo 1 Google Analytics sem conexão ao Google Search COnsole
Passo 1. Encontrar Keywords (not provided)

2. De seguida, clique no (not provided) e acrescente uma dimensão secundária ao report para que apareçam dados das Landing Pages.

Assim sendo, consegue perceber para que Landing Pages as Keywords (not provided) estão a dirigir tráfego.

Passo 2. Relacionar Keyword com Landing Page

3. Por fim, caso tenha a versão antiga do Google Search Console, vá até Search Traffic » Search Analytics.

Na nova versão, vá até Status » Performance. Filtre o relatório por Landing Page. Agora vai conseguir ver quais as search queries que geraram tráfego para o site.

Integrando o GA e GSC

Mais simples ainda é se tiver a sua conta do GSC integrada com o GA!

Estando no Google Analytics » Acquisition (Aquisição) » Search Console » Landing Pages.

Clique na Landing Page para a qual quer descobrir quais as palavras-chave que geram tráfego. Assim tem acesso às keywords (not provided), com algumas exceções.

Google Analytics integrado com Google Search Console
Google Analytics integrado com Google Search Console

Existem algumas Search Queries que podem aparecer como “others”.

O Google define-as como termos de pesquisa que são colocadas raramente ou que possam conter informação sensível acerca do utilizador. Por isso, o Google não as mostra e não existe forma de as descobrir.

Esperamos que este pequeno artigo seja útil e acabe com algumas dores de cabeça!