
Na Teclativa, pesquisamos constantemente formas de tornar o nosso trabalho mais eficiente. De uma dessas pesquisas surgiram as seguintes dicas para Google Analytics que lhe vamos apresentar.
É stressante quando estamos a analisar dados relativos a queries de pesquisa e nos aparece simplesmente (not provided).
Mas existem duas formas de se descobrir quais são as Keywords às quais o Google dá o nome (not provided)
1. Utilizando o GA (Google Analytics) e o GSC (Google Search Console) de forma separada.
2. Integrando o GA e GSC.
Passamos a explicar cada um, passo a passo.
GA (Google Analytics) e o GSC (Google Search Console) separados
1. Ir até ao Google Analytics » Acquisition (Aquisição) » All Traffic (Todo Tráfego) » Channels (Canais) » Organic Search (Pesquisa Orgânica). No topo da tabela encontrará as Keywords (not provided).

2. De seguida, clique no (not provided) e acrescente uma dimensão secundária ao report para que apareçam dados das Landing Pages.
Assim sendo, consegue perceber para que Landing Pages as Keywords (not provided) estão a dirigir tráfego.

3. Por fim, caso tenha a versão antiga do Google Search Console, vá até Search Traffic » Search Analytics.
Na nova versão, vá até Status » Performance. Filtre o relatório por Landing Page. Agora vai conseguir ver quais as search queries que geraram tráfego para o site.
Integrando o GA e GSC
Mais simples ainda é se tiver a sua conta do GSC integrada com o GA!
Estando no Google Analytics » Acquisition (Aquisição) » Search Console » Landing Pages.
Clique na Landing Page para a qual quer descobrir quais as palavras-chave que geram tráfego. Assim tem acesso às keywords (not provided), com algumas exceções.

Existem algumas Search Queries que podem aparecer como “others”.
O Google define-as como termos de pesquisa que são colocadas raramente ou que possam conter informação sensível acerca do utilizador. Por isso, o Google não as mostra e não existe forma de as descobrir.
Esperamos que este pequeno artigo seja útil e acabe com algumas dores de cabeça!