eCommerce Portugal: Uma visão do comércio eletrónico português

Dados do eCommerce Report CTT afirmam que, 4 em cada 10 portugueses utilizam plataformas de eCommerce para fazer compras. Estes dados mostram que o eCommerce em Portugal é um mercado a ter em conta.

De acordo com o mesmo estudo, o comércio eletrónico cresceu 12,5% em Portugal no ano de 2017, para um total de 4.145 milhões de euros.

Este relatório afirma também que entre as principais razões para o aumento do eCommerce em Portugal encontra-se:

  • Facilidade de compra
  • Conveniência proporcionada por poderem comprar a qualquer hora

No curto espaço de tempo, o envolvimento com a compra online por parte dos ebuyers vai aumentar, sobretudo devido aos fatores acima expostos.

Facilitar a vida aos consumidores, mas especialmente aos ebuyers, é uma forma de agarrar os seus clientes e de captar novos consumidores.

Lojas funcionais, com várias funcionalidades focadas no User Experience, são fulcrais para o sucesso.

Uma falha a nível nacional

O facto de 60% das empresas portuguesas continuarem completamente offline é um fator crítico.

Muitas empresas perdem negócios por essa razão!

Assim sendo, a presença online é um fator crucial para o sucesso de qualquer empresa.

O presidente da ACEPI, Alexandre Nilo Fonseca, afirmou “É como se não existessem”

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Como se encontra o eCommerce em Portugal

Dados da ACEPI afirmam que, em 2017, 38,1% (cerca de 75 mil milhões) do PIB foi proveniente de eCommerce.

Relativamente a e-commerce B2B, houve um crescimento de 11,1% em termos homólogos. Dados apontam para a continuação do crescimento, espera-se que em 2025 tenha um peso de 62,5% na economia portuguesa.

No caso do e-commerce B2C, está valorado em 4,6 mil milhões de euros (i.e. 2,5% do valor do PIB). Isto significa um aumento 11,3% comparativamente ao ano anterior.

Estes são dados muito motivadores para quem quer entrar no comércio digital.